Festival da Mandioca 2025: programação atrai turistas de diversos cantos do país
- Sergipe Conecta
- 25 de jun.
- 3 min de leitura

Aberto oficialmente na última segunda-feira, 23, com um público de mais de 21 mil pessoas na primeira noite, o Festival da Mandioca tem intensificado a atenção de diversos turistas pelo país, em virtude de sua programação diversificada, composta por artistas locais e nacionais. A festa, que já é referência no estado, tem se consolidado como tradição e projetado o município de Lagarto como polo turístico não apenas neste ciclo de festividades juninas, mas também a partir da sua cultura, da gastronomia e das duas belezas naturais.
O secretário Municipal de Turismo (Semtur), Wedson Andrade, celebrou o momento que, segundo ele, eleva o município a um patamar maior de destaque. “É muito bom ver a cidade movimentada e o comércio aquecido em virtude da realização do Festival da Mandioca. Toda a nossa rede hoteleira está com a sua capacidade máxima de pessoas vindas de diversos cantos do país para curtir a festa, e isso significa mais emprego e renda, e desenvolvimento do arranjo produtivo local. Então, este é um momento no qual comemoramos os festejos juninos ao tempo em que vemos a nossa economia crescer”, disse o gestor, que também é presidente da Comissão Permanente de Eventos (CPEL) do município.
Lucas Matos é um sergipano, de Itabaianinha, e veio ao Festival da Mandioca para ver o seu artista favorito. Fã do cantor Luan Santana, ele tem cruzado o Nordeste com um grupo de pernambucanos, e Lagarto foi uma das cidades que a caravana escolheu para assistir ao show do cantor. “Eu acredito que este é um festival que movimenta muito a economia da cidade. Esta é a primeira vez que venho, e achei incrível a programação, a estrutura, assim como a cidade que é maravilhosa”, falou.
O camarote da acessibilidade foi um dos destaques do Festival deste ano. Além de receber os munícipes, pessoas de outros estados também passaram por ele, a exemplo de Simone Alves, uma irmã atípica que acompanhou seu irmão Welisson Alves. Ambos de São Paulo, os irmãos ficaram extasiados com a dimensão do Festival e com a beleza da cidade. “Esta festa é maravilhosa, arrepiante, e a cidade linda. Eu não conhecia esse Festival e já recomendo a todo mundo para que venha conhecer. Onde eu moro não tem esse tipo de festividade, só quermesses e foi a repercussão que nos trouxe aqui e, com certeza, vamos retornar”, disse.
Reconhecido como a Capital Nacional da Vaquejada, por meio da Lei 14.930/2024, o município de Lagarto tem incorporado o clima junino desde o mês de maio deste ano, com eventos que seguem até o mês de julho, a exemplo da Pega do Mastro, dos forros de ruas, casamento do matuto, seminário, além dos shows realizados nos dias alusivos aos santos São João e São Pedro.
Além do fortalecimento do turismo e das tradições culturais, o Festival da Mandioca também é uma fonte geradora de renda para a população da economia do município.
O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), por meio das secretarias municipais do Turismo, Governo e Inovação, Comunicação Social, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Saúde, Desenvolvimento Social e do Trabalho, Ordem Pública e Defesa do Patrimônio, Juventude, Esporte e Lazer, Inclusão e Direitos Humanos, Obras, Relações Institucionais, além da Defesa Civil, Guarda Municipal de Lagarto (GML), Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) e da Escola Municipal de Governo e Administração Pública (Emgap).
SECOM DE LAGARTO
Comments